quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O CHAMADO DE DEUS





















O chamado de Deus

Muitas vezes falamos: “estou com vontade de comer uma coisa, só que não sei o que é...” então vamos à cozinha abrimos a geladeira, à dispensa olhamos dentro dos armários, lembramos do pote de doces na mesinha da sala ... até “beliscamos” algo... mas a sensação de “fome” permanece até que não tenhamos encontrado o “alimento” desejado. Considerando as devidas proporções, com o chamado de Deus acontece algo muito parecido. Primeiramente sentimos uma leve sensação de vazio, nostalgia, inquietação... às vezes expressamos: “não sei, hoje não estou bem”, iniciamos então a busca... fazemos um passeio com amigos, lemos um livro, assistimos o programa preferido,conferimos nossos e-mail’s e nada... Depois dessa experiência de busca ‘fracassada’, sem perceber silenciamos e voltamos para nosso interior... de repente nos damos conta de que aquilo o qual mais desejamos habita no mais íntimo de nós e mais, pode estar nos convidando, com muito amor e delicadeza, para assumirmos em nossa vida seu modo de viver. Então nossas questões interiores começam a fazer sentido! Experimentamos um misto de satisfação, angústia, medo, paixão. Uma chama é acesa em nosso coração. A vontade é de sair cantando e contando para todos, mas ao mesmo tempo guardamos em nosso íntimo, pois alguns sentimentos só fazem sentido e são compreendidos por aqueles que se amam.
Se existe algo que nós não compreendemos e de certo modo desejamos, embora sintamos medo, é o chamado de Deus. Carlo Carreto inicia seu livro “Cartas del desierto” ressaltando exatamente sobre isso: “O chamado de Deus é algo misterioso, porque vem da obscuridade da fé. Além do mais, possui uma voz tão suave e discreta, que necessita de todo o silêncio interior para percebê-lo. E, sem dúvida, não há nada tão decisivo e perturbador sobre a terra, nada mais seguro e mais forte na vida de alguém”. Esse chamado de Deus é contínuo, embora existam momentos que marcam de modo definitivo a vida da pessoa chamada. Essa experiência de sentir-se chamada (o), seduzida (o) e acolhida (o) por Deus é seguramente a mais gratificante em nossa existência.
O compositor e escritor Pe. Zezinho escreveu uma mensagem muito bonita “Um Deus que me Chama”, nela, o autor aponta que este Deus que nos chama, do qual temos apenas “uma pálida idéia, imagem nenhuma”, é constante em seu chamado, em sua escolha. De uma forma simples e profunda o autor descreve a experiência de ouvir uma voz que chama: “existe um Deus que me chama, sinto-o quase todos os dias, às vezes de manhã, às vezes à tarde, às vezes à noite, às vezes por semanas... de repente Ele some... quando penso que já esqueceu, então Ele volta e torno-me a sentir chamada...”
Quem já sentiu a suave e clara palavra de Deus chamando jamais esquece. Pois, conforme diz a canção: “é como a chuva que lava, é como fogo que arrasa, Tua Palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal”. Sua voz imprime no coração uma marca que é o rosto do próprio Cristo. E corresponder a esse chamado da melhor maneira possível passa a ser o sentido maior de nossa vida, embora em muitos momentos nos “distraiamos”. Mas o significativo é que Ele mantém-se fiel à escolha e reafirma no íntimo de nosso coração: “Não fostes vós que me escolheste, mas Eu que vos escolhi!”. Escolhi você para estar comigo, para ser minha (meu) discípula (o) e missionária (o). Ao abrirmos espaço em nosso interior a para a novidade da Palavra de Deus ela nos fecunda, nos renova e nos lança sempre mais em direção à missão, por mais simples que esta seja. Passamos a perceber o mundo, toda a realidade que nos cerca, de maneira renovada. Sempre mais comprometida!
Provavelmente você já experimentou um pouco do acima descrito. Não sei qual etapa que você se situa (da inquietação, da busca, do encontro). Mas o que tenho certeza é que tudo isso só faz sentido se livremente decidimos aceitar em nossa vida o chamado do Senhor. Assumir em nossa história esta convocação. Difícil? Certamente que sim. Ele mesmo nos apontou que o segredo está na cruz. No entanto nos prometeu seu Santo Espírito, esse fogo abrasador que nos faz retornar correndo a Jerusalém, ainda que seja noite, como fizeram os discípulos de Emaús. Ele capacita-nos. Podemos dizer com a mesma alegria da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus, fundadora do Instituto Jesus Maria José: “A vocação é uma graça de Deus!” Somente a graça e o amor de Deus saciam nosso inquieto e faminto coração.
Ir Flavia Moreira, jmj




Apaixonar-se por Jesus de Nazaré


Apaixonar-se por Jesus de Nazaré!
(Pe. José Fernandes de oliveira, scj)

Foi o que aconteceu com todos os santos. Todos sem exceção. Apaixonaram-se por Jesus: pelo que Ele disse, pelo que fez, pelo modo como agiu e por tudo o representa na história dos homens.
À primeira vista parece poético e lindo saber que alguém se apaixonou por Jesus. Com o tempo sabe-se que isto é muito mais que beijos em crucifixos, estampas em camisetas, orações melosas e a meia voz. Apaixonar por Jesus tem seu preço. Não é possível gostar Dele e amá-lo com amor e continuar com a mesma vida e, além do mais, não carregar a sua cruz.
Apaixonar-se por Jesus de Nazaré não é uma aventura superficial. Paulo foi um apaixonado por Jesus. Pedro também. Assim, todos os apóstolos, com exceção talvez de Judas. Mas apesar das fraquezas, um por um dos discípulos, na hora da escolha decisiva, escolheram Jesus porque a Ele que amavam e era Nele que haviam apostado.
Quando usamos a palavra “apaixonado” estamos falando de um amor que devora, que consome o coração e arde lá dentro, com a coragem de darmos tudo para que Jesus seja conhecido e amado como nós o conhecemos e amamos. É um amor desprendido. Verdadeiro. Que toma conta do coração ao ponto de transbordar. Conheço muitas pessoas que amam Jesus deste modo.
Apaixonar-se por Jesus não é, pois, tarefa do acaso. Com Ele não acontece essa de amor à primeira vista. Simpatia, talvez. Amor, não. O jovem rico sentiu enorme simpatia por Jesus. Senão não teria perguntado o que perguntou e mostrado interesse em ouvi-lo (Mt 19,16). Mas não foi capaz de apostar sua vida em Jesus. Não largou tudo por Ele. Já Pedro, André, Tiago, Mateus e os demais deixaram tudo e o seguiram. Se não foi amor à primeira vista, foi certamente um amor profundo, que se aprofundou ainda mais com a convivência.
Jesus sabia cativar. Os discípulos de Emaús, mesmo sem reconhecê-Lo, sentiam arder o coração só de ouvi-Lo (Lc 24, 32). O ex-endemoninhado quis ficar com Ele (Mc 5, 1-20). As crianças O rodeavam (Mt 21, 15; 14, 21). Os discípulos não disfarçam o carinho que Ele lhes inspirava (Jo 13,36-38). A multidão saia dizendo que ninguém falava como Ele. Ouviam coisas maravilhosas (Mt. 7, 28-29). Os guardas mandados para prendê-Lo, voltam dizendo que Ele é incrível, fala bonito demais. Até esqueceram-se de prendê-lo. O cego de nascença torna-se seu defensor eloqüente e não tem medo de ser punido (Jo 9,19). Os que estavam em busca da verdade a encontravam Nele: “Eu sou o caminho a verdade e a vida” (Jo. 14,6). Os que estavam com fome de sentido o encontravam nele: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6, 35). Os que sentiam nas trevas, encontravam Nele a luz: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8, 12).
Este Jesus que não deixa ninguém no meio termo, exceto os que não o conhecem, pode apaixonar a mim e a você. Depende de como chegamos perto Dele. Esse Jesus não se sujeita a padrões. Quer ser amado sem esquemas ou métodos. Quer ser amado apesar deles. Quer ser amado por nós como nós somos e com a coragem de mudarmos, por amor a Ele e só por amor a Ele.
Amar Jesus até as últimas conseqüências foi o que fizeram Francisco de Assis, Inácio de Loyola, Madre Tereza de Calcutá, Madre Rita Amada de Jesus, Irmã Dulce, Dom Helder e tantos outros que certamente não faziam nada do que fizeram se não acreditassem que seu amor por Jesus valeria todos os sacrifícios pelos quais passaram. A lista é interminável. Inclui crianças, idosos, reverendos evangélicos, leigos, moças e rapazes idealistas que arriscaram suas vidas para levar a Jesus aonde ele não era conhecido.
Somente um grande amor justifica uma vida. É preciso estar muito cheio de ternura e amor por Jesus e querer conhecê-Lo cada dia mais, para que esse amor cresça e não retroceda. Que a graça de Deus nos fortaleça na perseverança. Perseverar apaixonados pela pessoa de Jesus e sua causa.

Do “Texto Apaixonar-se por Jesus de Nazaré” extraído do Livro: Porque Deus me chamou...
Síntese feita por Ir. Flavia Moreira, jmj

CERTAS COISAS PARA DIZER

VIDA E SENTIDO...




ORAÇÃO VOCACIONAL

Senhor que queres que eu faça? Coloco-me diante de ti, com a mesma pergunta de Rita. A exemplo dela desejo ser simples, humilde, pobre. Quero ser um instrumento em tuas mãos para transmitir a Paz neste mundo cheio de guerras e semear o Bem onde há tanto ódio. Que eu seja um apelo á conversão a tantos que estão longe de teus caminhos. Ilumina-me Senhor, para que eu possa conhecer o caminho que apontas para mim e descubra qual é a minha missão. Que eu consiga realizar em minha vida a tua Santíssima vontade, servindo a Ti nos irmãos, especialmente nos mais pobres e nas crianças. Que eu possa imitar Cristo seguindo os passos de Rita Amada de Jesus que trilhou a pobreza a humildade, o trabalho, a simplicidade através de uma vida Escondida mas sempre com muita coragem, audácia e confiança. Amém.

Oração do Jovem

Cristo Jesus, Tu foste jovem como eu. Soubeste como ninguém viver os anos mais belos da Tua vida. Deste-me exemplo de uma juventude sem sombras nem pesadelos. Conheces o meu coração e as minhas aspirações. Conheces também as minhas ansiedades e sabes como é difícil ser jovem hoje. Ensina-me a ser jovem. Dá-me um coração bom e puro, manso e humilde como o Teu. Purifica os meus pensamentos e desejos, os meus olhares, palavras e ações. Põe no meu coração os Teus sentimentos de amor, de entusiasmo e de disponibilidade para realizar a vontade do Pai. Torna-me capaz de anunciar a Verdade, a Paz, o Amor e de fazer de Ti o Coração do Mundo. Quero, com a Tua ajuda, testemunhar o Evangelho, para que o mundo se torne mais belo e os homens vivam como irmãos. Amém!

VEM


Vem!

Traz teus sonhos, tua alegria...

Traz teus pés dispostos a dar novos passos...

Vem com tuas mãos unidas às demais
em gesto de solidariedade
com tuas mãos construtoras de paz!

Vem com teu coração trazendo amor,
ternura em encantamento.

Taz teus olhos atentos, irradiantes...

Vem com tua boca cantando novidades,
Partilhando tuas alegrias, teu caminhar...

Vem com tua inteligência e teus ideais,
tuas expectativas...

Traz teus ouvidos acolhedores,
Escuta os sons, as palavras,
Percebe os gestos, a esperança e a dor;
a felicidade, o entusiasmo.

Vem...
traz teu ser...
tua história...
tua juventude...
teu dinamismo!

LIBERDADE