quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Superioras Gerais de todo o mundo reúnem-se pela primeira vez no Brasil




Encontro acontece em Aparecida (SP), a partir do dia 27

Pela primeira vez, o Brasil será sede de um encontro entre as Superioras Gerais de todo o mundo, promovido pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG).
As delegadas da UISG estarão reunidas em Aparecida (SP) entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro, para um encontro das religiosas representantes do mundo inteiro, com a vida religiosa do Brasil.
Trata-se da REUNIÃO DO CONSELHO DE DELEGADAS, representando as mais de 2.000 Superioras Gerais, de todo o mundo, que vão continuar o aprofundamento do tema ‘Identidade da Vida Religiosa’.
A temática foi objeto do último Seminário Teológico da UISG, realizado no início do ano, em Roma, e vai ao encontro do enfoque místico-profético refletido no último encontro de delegadas, ocorrido em maio de 2010, também em Roma.
A escolha do Brasil como sede do encontro das Superioras Gerais da UISG no Brasil foi definida durante a reunião do Conselho Deliberativo do organismo, em setembro do ano passado. Segundo a organização, a motivação para a programação acontecer em terras brasileiras está relacionada à vivacidade e ao dinamismo da Vida Religiosa no Brasil.


UISG

Com sede em Roma, a UISG é formada pelas chamadas “Constelações”, que são os Grupos Nacionais ou países próximos, como um espaço de encontro entre as Superiores Gerais. Cada “Constelação” tem uma delegada, sendo que as reuniões do Conselho que congrega essas Delegadas acontece a cada um ano e seis meses.