quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Concurso do Hino da JMJ RIO2013 é lançado no DNJ




Quem sabe se entre os milhares de jovens reunidos para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) não estará o futuro autor da letra do Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013?
O lançamento do concurso para a escolha da letra do Hino foi feito neste domingo, 30 de outubro, durante a missa, na Cidade do Samba, no Rio, onde está sendo realizada a 26ª edição do DNJ, que este ano teve como tema “Tecendo Relações de Vida” DNJ.
O presidente do Instituto JMJ RIO2013 e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que também presidiu a celebração eucarística, fez o anuncio do lançamento do concurso. O bispo auxiliar do Rio e animador da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, concelebrou junto com os demais sacerdotes presentes.
O Hino deverá ter como base o lema da JMJ RIO2013, escolhido pelo Papa Bento XVI: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT, 28,19).
O setor de Preparação Pastoral do Instituto JMJ RIO é o responsável pela execução e organização do concurso. Para o Diácono Arnaldo Rodrigues, um dos membros do setor, a participação dos jovens será fundamental, como protagonistas que são da JMJ. “Esperamos que a letra do Hino traga a experiência do jovem com o Cristo Ressuscitado”, disse.
Dom Orani lembrou ainda que todos os detalhes como datas e o regulamento estarão disponíveis no site da Jornada (www.rio2013.com) a partir do dia 1º de novembro e que, para os que ainda querem participar do outro concurso, para escolher a Logomarca da JMJ RIO2013, as inscrições terminam amanhã, dia 31 de outubro.

Coerência de vida
Ao falar aos jovens durante o DNJ, o Arcebispo do Rio pediu que todos se preparem para acolher a juventude do mundo que virá ao Rio de Janeiro em julho de 2013 e que a realização da Jornada fosse a principal intenção do encontro.
Na homilia, Dom Orani, com base nas leituras, falou da necessidade de se ter coerência entre o que se vive, o que se fala e o que se ensina.
“Temos a missão de dizer ao mundo que o jovem de hoje pode viver e testemunhar a sua fé”, afirmou o arcebispo, ao recordar também as palavras do Papa Paulo VI – “Os homens de hoje escutam mais as testemunhas que os mestres”.
Dom Orani enfatizou a importância da preparação dos jovens para a Jornada com um testemunho de vida coerente com o Evangelho e que essa vivência continue mesmo após a JMJ, em um “caminho de santidade”.