segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Aparecida acolhe Romaria da Juventude no feriado

O Santuário Nacional de Aparecida, a Arquidiocese de Aparecida e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam, nos dias 14 e 15 de novembro, a 3ª Romaria Nacional da Juventude.
Para o evento foram programadas as seguintes atividades: no dia 14 haverá concentração na Praça da Catedral em Guaratinguetá; caminhada em procissão com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude até o Santuário Nacional de Aparecida, às 20h; chegada ao Santuário e acolhida às 22h30 e início da vigília às 23 horas.
A programação do dia seguinte é: 5 horas - encerramento da vigília; 8 às 9 horas - terço de Aparecida no altar da catedral; 9h às 10h20 - palestra do Padre Fábio de Melo; 10h30 às 12 horas - missa festiva; 13h às 14 horas - animação na tribuna papa Bento 16; 14 às 15 horas - saída do Devotão até a tribuna Dom Aloísio; 15 às 15h40 - show com a Banda Versículos de Fé, na tribuna Dom Aloísio; 16 às 17h30 - show com o Padre Fábio de Melo.

FRATERNIDADE - Nesta semana, o arcebispo de São Paulo e presidente do Regional Sul-1 da CNBB, Odilo Pedro Scherer, presidiu a cerimônia de lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade 2012, que terá como tema Fraternidade e saúde pública.
O padre Anísio Baldessin apresentou o texto-base, com sua descrição da realidade da saúde no Brasil, sua fundamentação bíblica e espiritual, suas indicações para a ação transformadora no mundo da saúde. Destacou que ele sintetiza e discute a dura realidade da saúde pública. “Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas”, destacou.
Ao longo do texto, o subsídio da CNBB chama a atenção para três conceitos importantes: o cuidado com o doente, a prática de hábitos de vida saudável, e exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Campanha do próximo ano tem como tema Fraternidade e saúde pública, e como lema Que a saúde se difunda sobre a terra! (Eclo, 38, 8). O objetivo geral é "promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população”, diz o texto.

fonte: A Tribuna