sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Maria, coração educador da fé!





Milhares de corações: pulsando!
No Santuário e no Brasil preparando festa! Bombeando vida! O coração: “máquina” da vida! Se ele às vezes não vai bem, é possível talvez reparar suas funções cardiovasculares. Conhecimentos médicos preservam a saúde do coração humano. Recursos técnicos tonificam sua estrutura e seus vasos sanguíneos. Mas aqui o que nos interessa não é a biologia do órgão e sim a simbologia.

Órgão essencial do corpo humano o coração é na Bíblia o símbolo da centralidade da pessoa, o núcleo do seu ser. É fonte simbólica do caráter, das emoções, dos sentimentos, enfim, da vidaem plenitude. Nissoestá em relação direta com a Palavra de Deus, com a revelação de seu amor.

Um olhar bíblico contemplativo e orante inspira as mensagens da Novena de Nossa Sra. Aparecida, este ano. Maria, reflexo do coração materno de Deus! Rezamos com ela e sua ternura de mãe nos introduz no coração de Deus. Leva-nos bem pertinho da sua santidade, faz-nos mergulhar no seu amor misericordioso. O coração materno de Maria – enquanto reflexo do ser de Deus- é educador da nossa fé! Eis o tema do 5º dia da Novena! Toda mãe educa os filhos com o amor de seu coração. Dele brotam as palavras, os conselhos, os avisos etc.

É ele a fonte primeira das intuições educativas das mães. É o que faz Maria no seu papel no mistério de Jesus. Maria deixou-se educar nos caminhos do Senhor. O fato bíblico da Anunciação no Evangelho de Lucas, a cena do diálogo com o anjo Rafael, nos mostra o processo do discernimento da jovem Maria. Ela modelou seu coração, moldou sua vida conforme a Palavra do Senhor. Este é o significado do sim à encarnação de Jesus em seu seio. Aí ela entrou de coração no mistério de Jesus e foi sua primeira ouvinte. Mãe do Verbo. Mestra do Filho.

Sua maior discípula. Ela alcançou o máximo grau na educação da fé: compreendeu a Palavra de Deus e viveu-a totalmente. Por isso, os apóstolos viram nela a pessoa que mais retratava a fisionomia de Jesus, o seu jeito de ser, o coração terno do Bom Pastor. Mais do que todos ela aprendeu de Jesus a mansidão e a humildade de coração. Pode então, lá do céu, nos conscientizar, guiar e educar na fé, no amor, na justiça de Deus. Tem sido difícil deixar-nos educar nas coisas de Deus, na fé incondicional nele, na vivência de seu amor! Vivemos mergulhados numa sociedade que privilegia ricos e poderosos discriminando humildes e pobres. Sufoca-nos a desonestidade. A pornografia asfixia os mais nobres valores e deseduca os sentimentos mais elevados campeando sem pudor na grande mídia. Não está fácil trabalhar, progredir, seguir Jesus respirando esse clima moral tão desumano, corrompido e deseducativo.

Mas, a educação da fé e na fé não cai do céu! Não é tarefa do governo laico. Nem a garantem Legislativos e Tribunais, mesmo ostentando o crucifixo em suas paredes. A educação da fé e na fé surge através dos exemplos dos pais e mães na família. Na fidelidade aos valores matrimoniais. Na cultura do respeito que acolhe a vida do feto no ventre materno e pode sustentá-la e educa-la no exercício da cidadania para que seja sadia no corpo, digna e santa aos olhos de Deus. A educação da fé e para a fé é a que realmente promove o adolescente, o jovem, o adulto.

Educação que é fonte de alegria libertadora e transformadora. Por ela passam e se transmitem as veias vitais, o sangue da vida plena em todas as suas legítimas manifestações.

A primeira comunidade cristã foi educada na fé em Jesus perseverando na oração comum junto com Maria. A oração intensa da Novena aqui no Santuário da Mãe Aparecida se multiplica pelo Brasil afora saciando a sede do amor de Deusem nós.

A Novena é um “choque de evangelização” para o povo cristão. Contemplando Maria, a mãe da Igreja que somos com seu Filho, ouvimos as batidas de seu coração forte, reflexo vivo da sua vida de comunhão com Deus. Ela foi modelo de fé no início. E é hoje!

Que ela possa transplantar em nós o seu coração dócil e resoluto no seguimento de Jesus! Que venha nos curar e libertar nossa vida espiritual das vaidades e ambições. Revigorados pelo pulsar do seu coração materno que ela nos ajude como aos apóstolos a perseverar na oração humilde e confiante nesta peregrinação até o céu. Amém!

Padre Antônio Clayton Sant’Anna – CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário